Warning: Undefined variable $mfFpgdvFij in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/class-wp-object-cache.php on line 1

Warning: Undefined variable $CJpKMQo in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/post-thumbnail-template.php on line 1

Warning: Undefined variable $HXhtdGjL in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/class-wp-scripts.php on line 1

Warning: Undefined variable $seVbwYsY in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 1

Warning: Undefined variable $MGmAMrlS in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/http.php on line 1

Warning: Undefined variable $utaIg in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/nav-menu-template.php on line 1

Warning: Undefined variable $UanTqatET in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/rest-api/endpoints/class-wp-rest-post-types-controller.php on line 1

Warning: Undefined variable $kcWjYfD in /home/arteirosdosaber/www/wp-includes/widgets/class-wp-widget-custom-html.php on line 1
SARAU FILOSÓFICO: O PENSAMENTO E OS SENTIDOS – Arteiros do Saber
quinta-feira, abril 25, 2024

SARAU FILOSÓFICO: O PENSAMENTO E OS SENTIDOS

SARAU FILOSÓFICO:  O PENSAMENTO E OS SENTIDOS

Dia  21 de Março de 2018 no Restaurante Dock
Tryp Paulista São Paulo Hotel

Sob a coordenação de Carmen Ruiz, realizamos  nosso primeiro encontro público, onde tivemos a oportunidade de conversar sobre a construção do conhecimento, partindo do embate filosófico entre os racionalistas e os empiristas.

Para os que perderam a oportunidade de estarem presente ao nosso encontro, segue texto sobre a reflexão feita no dia.

O Pensamento e os Sentidos

Como adquirimos o conhecimento?

Quando questionamos o processo de aquisição de conhecimento nos remetemos a Teoria do Conhecimento, uma das peças mais interessantes da Filosofia. Como adquirimos o conhecimento? Adquirimos o conhecimento pela razão ou pelos sentidos? Racionalismo ou empirismo? Esta é a proposta de nossa conversa de hoje, e embora os temas adquirem um caráter mais filosóficos, o que queremos focar é como a teoria do conhecimento pode contribuir para nossa vida?

Você pode questionar que nem filósofos somos, não é? Grande engano pensar assim, podemos não ser considerados como filósofos, mas somos seres pensantes e podemos sim filosofar.

Voltando ao tema de como adquirimos o conhecimento.  Diante de uma situação, usamos nossa experiência empírica/sensorial ou num encadeamento lógico analisamos, usando assim nossa racionalidade? A filosofia acadêmica tem grandes representantes dos dois lados, que tentaram nos convencer o que podemos e o que não podemos conhecer. Todos os sistemas estão corretos, pois cada situação ou tema serão conhecidos por meios próprios, nada se exclui, tudo vem somar quando queremos realmente conhecer.

Diante de uma decisão a ser tomada, como agimos?

Vamos buscar na memoria as experiências anteriores? Nos colocamos diante do problema e analisamos detalhadamente cada aspecto? Qualquer que seja a resposta, estamos utilizando a teoria do conhecimento para tomar uma decisão. A decisão não foi a melhor? Nova experiência a ser analisada. A filosofia não oferece respostas prontas nem métodos infalíveis, ela nos abre a possibilidade de emancipação.

Quando discutimos o tema em nosso sarau filosófico, o tema principal abriu um campo imenso de questionamentos e posições dos participantes, levando cada um a novas perspectivas, filosofia não é algo fechado, filosofar é acima de tudo experenciar, como se diz “sair da caixa” pensar e repensar.

Seja racionalmente ou empiricamente. Vejam que sem citar nenhum filósofo conseguimos resumir o sentido do nosso sarau. O que não nos deixa imunes de sentar e conhecer Descartes, Kant, Spinoza, Hume só pra começar.

Carmen Ruiz – SP, 21 de março de 2018.